Por que consumir orgânicos?

Muitas pessoas acham que esse papo de orgânico é pura frescura. Mas não é não, tá gente? E investir alguns dindin a mais na sua alimentação se faz mais do que necessário! Bom, vamos começar pelo começo! Tem uma onda de orgânico invadindo o mundo (que maravilha!) e muito tem se falado sobre esse assunto. Por que?  

 

Sabemos que o uso de agrotóxicos e pesticidas se intensificou depois da segunda guerra, a denominada "revolução verde" propunha revolucionar o setor agrícola e acabar com a fome no mundo! Para isso começaram usar essas substâncias de forma indiscriminada, e naquele momento com a Europa destruída pela guerra e passando fome, essa solução proposta pela indústria (que óbvio, estava enriquecendo e muito com essa história toda) parecia até que plausível. Anos se passaram e, adivinha? A fome no mundo não acabou e uso de agrotóxicos aumentou consideravelmente. Quem dera o problema da fome tivesse a ver com a quantidade de produção e não com a distribuição dela! 

   

Com o passar dos anos, estudos começaram a ser feitos e comprovaram aquilo que, no fundo, todos já sabiam... que os agrotóxicos não matam somente as pragas das lavouras, matam também as pessoas, pouco a  pouco. Todos esses venenos (e acredite, veneno não é modo de dizer!) são extremamente nocivos para o homem e para todo o meio ambiente. Pesquisas já comprovam a relação dos agrotóxicos com o surgimento de diversas doenças, e claro, que está totalmente correlacionado com a grande doença da modernidade: o câncer.

Aqui no Brasil temos um problema ainda pior... o uso de pesticidas é superior ao permitido em muitos países do mundo, e a fiscalização sobre as quantidades utilizadas... bom...você já sabe... a fiscalização é daquele jeitinho brasileiro! 

O resultado disso é que não estamos seguros consumindo nem verduras e frutas convencionais, além da nossa saúde todo o eco sistema esta sendo prejudicado, por isso se faz necessário privilegiar os orgânicos ao máximo e incentivar essa produção, porque afinal, queremos brindar à vida por muitos anos, e ainda deixar que outras gerações usufruam desse mundão maravilhoso. 

Atención, Atención: Não estou falando para que você deixe de consumir verduras, legumes e frutas, caso não encontre ou não possa, consumir elas orgânicas. Já comprovou-se também que não consumir esses alimentos é mais prejudicial à saúde do que consumi-los com agrotóxicos. A ideia é você investir mais para comprar orgânicos e não se esquecer da sazonalidade. Aquele alimento da época vai ter menos agrotóxico sempre! Para com essa mania de querer comer tudo o ano todo!! Curte e aproveita quando chegar a época de determinado alimento... a natureza é perfeita e ela deixa muitas delicias disponíveis o ano todo, respeite o ciclo dela.

Bom, vamos a segunda parte, o que escuto o tempo todo sobre orgânicos é:  "Mais o orgânico é bem mais caro!! O tomate custa o dobro, o abacate então nem se fala!" e por ai vai.... Sim, é verdade. Mas precisamos entender porque esses alimentos são mais caros. E tem muitos motivos para isso, mas o principal é que o custo para a produção é mais alto.  Por exemplo um pé de alface plantado, que respeita o seu tempo e o ciclo da natureza, leva 3 meses para se desenvolver por completo, já aquele que não é orgânico vai atingir o mesmo tamanho em 20 dias... porque eles adicionam todos aqueles "birinaites" que não queremos consumir. Isso significa 3 vezes a quantidade de trabalho, 3 vezes o cuidado com pragas.. tudo vezes três! (pensando bem até que o alface orgânico tá barato, né?).

E tudo é assim... de um alface até uma granja de frangos. 

Algumas coisas orgânicas, possuem um preço exorbitante aqui no Brasil. Principalmente aquelas que passam por algum tipo de processo, como por um macarrão, torradinhas, patês.... Isso ocorre porque ainda não temos muita gente consumindo e por isso as poucas pessoas que produzem colocam o preço lá em cima. Por isso, meu segundo convite para vocês é, vamos para a cozinha! A matéria prima é sempre muito mais barata e ainda temos o privilégio de fazer os alimentos do jeitinho que gostamos. Essa é uma das minhas missões aqui, por isso insisto em receitas práticas para você ver que cozinhar não é um bicho de sete cabeças, e pode sim, ser muito rápido.

Te convenci a gastar um dindin a mais consumindo orgânicos? No próximo texto vou apresentar uma lista dos lugares que recomendo comprar orgânicos em São Paulo. (Porque se você for comprar orgânicos no 'lugar de gente feliz'... bom ai a conta vai sair  bem mais cara mesmo....) . A parte boa é que a tendência é a produção aumentar cada vez mais, e assim teremos mais opções bacanas na nossa City com preços cada vez mais acessíveis! Vamos juntos com uma vida mais saudável ?

Até breve, 

Abraços,

Felicia