Estudo comprova associação entre o consumo de orgânicos e diminuição do risco de câncer

Em Outubro desse ano (2018) foi publicado um artigo científico na "JAMA Internal Medicine", uma das revistas de medicina mais respeitadas no mundo, que comprova aquilo que no fundo todos nós já sabíamos: o consumo de alimentos orgânicos diminui a incidência do câncer. 

O artigo partiu de um levantamento feito em 2012 em que foram estimados 14 milhões novos de casos de câncer para investigar se os efeitos de combinações de pesticidas, que geram um ambiente tóxico, estava relacionado significantemente com esse aumento.

E os resultados da pesquisa constataram um risco reduzido principalmente nos casos de câncer de mama, próstata, e tipos de linfoma. Promover o consumo de alimentos orgânicos é portanto uma boa estratégia de prevenção contra o câncer!

Apesar do mercado de orgânicos (alimentos sem fertilizantes sintéticos, pesticidas, e que não são geneticamente modificado) estar em crescimento significativo em todo mundo acreditamos que o resultado dessa pesquisa pode aumentar ainda mais o consumo e conscientizar as pessoas que a priorizar orgânicos deve ser uma prioridade. 

Além disso, no Brasil, temos um agravante: somos desde 2008 o maior consumidor de pesticidas do mundo e entre os 50 mais utilizados, 22 deles são proibidos em países europeus como a a França, onde foi feita essa pesquisa. Então precisamos estar  sempre alertas e preferir sempre os alimentos orgânicos para cuidar da nossa saúde!

Para acessar o artigo completo da JAMA clica no link ao lado!